Siga nossas redes sociais 0800-642-2905
Dicas, notícias, e-books e vídeos
exclusivos sobre o universo pet/veterinário.

Blog da AIC

Um Blog Animal
25 de Setembro de 2019 | Dicas

Incidência de alergia em cães e gatos aumenta na primavera

A primavera é a estação do ano onde as flores se renovam e crescem. É umas das épocas mais lindas, mas para os alérgicos ela é sinônimo de espirros, coceiras e muita irritação.


Assim como os seres humanos, os bichinhos de estimação também sofrem com alergias que se agravam neste período. Os cães e gatos também podem ser alérgicos a pólen, a poeiras e até a fungos. Enquanto pessoas alérgicas tendem a espirrar quando inalam um alérgeno, os animais tendem a ter coceiras e irritações na pele.


Ao inalar o pólen, o sistema imunológico do pet reage de forma exacerbada, desencadeando uma reação atópica, ou seja, uma hipersensibilidade que se manifesta na pele, mesmo que esta não tenha estado em contato direto com a substância que provoca a reação alérgica.


Os sintomas mais recorrentes são: áreas avermelhadas, coceiras, descamação da pele e excesso de oleosidade cutânea. O Pet acaba lambendo, coçando ou mordendo a pele, ocasionando feridas, assaduras e irritações na pele.


Entretanto, os donos podem adotar algumas práticas para prevenir as alergias ou cuidar e aliviar os seus sintomas e assim proporcionar uma passagem de época muito mais agradável.

  • Primeiro passo é reduzir as inalação ou ingestão de alérgenos. Toda vez que os pets saírem para passear é essencial limpar as almofadinhas das suas patas ao retornar, com o uso de Sprays de banho a seco e uma flanela, por exemplo, pois as ranhuras ou dobras das patas servem como um abrigo para o pólen. A higiene destas áreas é a principal norma de prevenção.


  • As pessoas que convivem no mesmo ambiente que os pets também devem ter cuidados a fim de evitar a contaminação do local. Umas das soluções é limpar os calçados antes de adentrar, aspirar o chão com frequência para mantê-lo livre de poeiras e outras partículas.



  • Evitar passeios em locais onde a concentração de pólen pode ser maior, pelo menos nesta época.


E nos casos em que a prevenção e os cuidados não forem possíveis e os pets tiverem reações alérgicas provenientes da estação, como a pele irritada, assaduras e inflamações causadas pelas coceiras na pele. Nestes casos, recomenda-se o uso da Pomada Antisséptica e Cicatrizante SARALOGO, é antisséptica e cicatrizante, auxiliando no tratamento dos sintomas.


É importante ressaltar que, mesmo tendo as dicas acima, você deve sempre procurar um médico veterinário de sua confiança, para que ele possa avaliar seu pet e cuidá-lo da melhor forma, principalmente nesta estação do ano.


A gente gosta, a gente cuida!


Deixe seu comentário: Comentar
Gostou? Compartilhe:

Facebook AIC

Cadastre-se na nossa lista

e receba conteúdos periódicamente no seu e-mail