Siga nossas redes sociais 0800-642-2905
Dicas, notícias, e-books e vídeos
exclusivos sobre o universo pet/veterinário.

Blog da AIC

Um Blog Animal
09 de Outubro de 2018 | Curiosidades

A importância dos animais para as pessoas que enfrentam doenças

Que um animal de estimação nos traz alegrias todo mundo já sabe, não é mesmo?! Mas você sabia que o animalzinho de estimação ajuda muito mais do que podem imaginar aquelas pessoas que estão enfrentando doenças?

Estudos realizados comprovam que conviver com animais de estimação faz com que o paciente libere hormônios da alegria que é a endorfina, resultando no alívio das dores, angústias devido às doenças.

Um estudo da Academia Americana de Pediatria publicado esta semana na revista “Science” comprova a percepção. Os pesquisadores coletaram dados de pressão sanguínea, frequência de batimentos e nível de ansiedade em crianças antes e depois de elas receberem a visita de "cães terapeutas". A conclusão foi de que os meninos e meninas que participaram da Terapia Assistida com Animais (TAA) permaneceram com quadros mais estáveis do que os que não participaram.

Foi analisado o comportamento do organismo de 68 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos diagnosticadas com câncer. Destes, 39 faziam terapia com animais e 29 não. Além de melhorar o estado deles, a terapia com cães ajudou a diminuir os níveis de ansiedade dos parentes que acompanhavam as sessões.

Menos remédio para dor

Um trabalho na mesma linha é desenvolvido pela ONG Patas Therapeutas, comandada pela psicanalista Silvana Fedeli Prado, de 50 anos. Além de contar com 50 cães de diferentes raças, ela tem a ajuda de quatro gatos, dois coelhos e uma ave. Entre as oito instituições de diferentes segmentos em que atua, estão o Hospital Infantil Darcy Vargas e a ala de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia, ambas em São Paulo.

No dia em que os animais vão a esses hospitais, as crianças tomam menos remédio para a dor. É como se a gente fizesse um resgate para o mundo externo.

Incrível não é mesmo? O poder do animal de estimação na vida das pessoas e principalmente na vida de quem por alguma razão está acometida de doenças é transformador.

São tantos os benefícios que os animais de estimação proporcionam ao ser humano em especial as pessoas debilitadas, que fica impossível listar todos, mas está comprovado os benefícios por eles proporcionados.

Os animais são puro amor, amor esse que auxilia, dá conforto, traz alegrias aqueles que estão em momentos delicados, angustiados em virtudes de problemas de saúde, sejam eles em casa, nos hospitais, no convívio diário, o importante é sempre estar próximo desses seres de luz e usufruir o que eles tem de melhor a nos oferecer, AMOR.


Fonte: O Globo Sociedade

Deixe seu comentário: Comentar
Gostou? Compartilhe:

Facebook AIC

Cadastre-se na nossa lista

e receba conteúdos periódicamente no seu e-mail